30/10/2024 | Notícia | ArchDaily
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba em um lote de cinco mil metros quadrados, a definição da implantação da Residência VNT partiu da estratégia de locar a casa mais próximo ao centro do lote, criando um generoso afastamento entre o perímetro frontal do lote e o início da residência. A estratégia foi de que o pedestre tivesse a clara compreensão e a perspectiva de visão completa de toda a residência.
Neste afastamento foi criado um jardim extenso, qual distribui os acessos de pedestres e veículos para a residência, criando uma espécie de praça incorporada ao recuo frontal do lote. A posição da casa junto a cota da qual foi implantada, também proporcionou a vista de um lago presente próximo ao lote, qual é visível dos setores da área íntima e do setor social que ganham esse campo de visão ao se olhar por cima da residência do lote vizinho ao do projeto.
A setorização dos usos na residência é bem nítida, ao entrar na casa pela porta principal, estão os usos sociais, junto a um escritório próximo a entrada, promovendo maior privacidade em relação ao restante da casa. Aos fundos, estão os setores de serviço, junto ao acesso da garagem principal e de serviço.
Já o setor íntimo é levemente afastado do bloco principal, separado por uma fenda e com acesso por uma passarela sobre um espelho da água. Lá estão as quatro suítes da residência, junto ao acesso a um jardim privativo com terraço na cobertura. No pavimento superior temos uma sala de televisão de caráter mais íntimo, junto aos terraços que otimizam os espaços ociosos na cobertura do térreo. Além disso, neste pavimento também foi locada a área técnica da casa, espaço destinado a infraestrutura de caixas da água e condensadoras.
A composição da materialidade da residência traz um aspecto quente e de aconchego. Com estrutura metálica em tom de corten, longos beirais com forro em madeira, empenas revestidas em pedra com assentamento irregular e volumes em ripado de concreto. A tonalidade marrom e corten também seguem nos brises, esquadrias e tabeiras.
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok