Perguntas Frequentes
Pergunta:
No edital vocês sugerem um programa de necessidades base para os estudantes e descrevem "1 pavilhão para a flora local e 2 pavilhões para a flora exótica". Não seriam 1 estufa para a flora local e 2 estufas para flora exótica? Dentro do nosso entendimento o pavilhão seria o conjunto das áreas dispostas no programa somadas as estufas. Da forma que está no edital dá a entender que devemos projetar 3 pavilhões distintos e um anexo para abrigar as demais áreas.
Resposta:
Realmente é uma estufa para a flora local e duas estufas para a flora exótica.
Pergunta:
O terreno em que estamos dispostos a projetar abriga um prédio muito antigo, datado de 1895, o qual pensamos em integrar ao novo conjunto. O nosso projeto pode abrigar no prédio antigo o setor administrativo ou todas as áreas do programa devem estar no novo conjunto? Podemos sugerir como parte do nosso projeto uma reforma a esse prédio antigo?
Resposta:
Sim. Não tem problema algum reformar, fazer um retrofit em edificação antiga e incorporá-la ao todo. No entanto deverá ser observada a utilização do aço como elemento principal do seu projeto. As edificações incorporadas e até mesmo o retrofit deverá atender a esse pré-requisito.
Pergunta:
Dentro das nossas propostas para a plástica do projeto está a possibilidade de fazer uma estufa de 2 ou 3 pavimentos, conforme muitas referencias contemporâneas de projeto. Está dentro das normas esse design? Se sim, a área contabilizada deverá ser a área total da estufa ou apenas a área térrea?
Resposta:
As áreas do edital são sugeridas. Cada equipe deverá desenvolver seu projeto de acordo com o local escolhido. Em função do local, as áreas poderão ser redimensionadas.
Pergunta:
Sou estudante de arquitetura em Texas Tech University no estado de Texas e sou a única de meus companheiros que fala, lê e escreve em português após ter morado no Rio por quase toda minha vida.
Minha pergunta é: ainda morando e estudando aqui em Texas, é possível eu me inscrever se eu tiver um grupo e professor?
Resposta:
Este concurso é nacional, infelizmente não está aberto para outros países. Lamento.
Pergunta:
Um dos membros da minha equipe encontra-se, atualmente, no último semestre do curso. Apresentará a graduação no final de julho. Mas até a entrega do trabalho não terá recebido a colação de grau. Esse estudante pode ou não ser incluído na equipe?
Resposta:
Caso sua equipe seja a vencedora, o aluno formado não poderá participar da etapa Internacional do Concurso (Alacero).
Pergunta:
Sou acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo e tenho interesse em participar do concurso. Gostaria de tirar uma dúvida o professor orientador que escolhemos já está ajudando outro grupo deste mesmo concurso. É possível que ele oriente o nosso grupo também ou precisa ser outro?
Resposta:
Caso o professor não se oponha, não há nenhum impedimento que ele seja o orientador de mais de uma equipe.
Pergunta:
Existe um dos integrantes da equipe que atualmente se encontra no 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, porém, na entrega do projeto se encontrará no 5º período. Seria um problema inscreve-lo, ou não seria um problema visto que no ato de entrega ele se encontraria cursando um dos 6 últimos períodos.
Resposta:
Não há problema em incluir o aluno.