28/11/2024 | Notícia
1 - Como surgiu ideia de criar uma casa inspirada no avião de Santos Dumont?
Costumo dizer que a ideia sempre parte do terreno. Neste caso, o formato, a topografia e o programa levaram a concepção de duas varandas em alas opostas da casa. O que levou a impressão de uma asa, como uma asa-delta ou algo assim. Como queríamos algo leve, quase como que se flutuasse sobre o terreno, surgiu a ideia, muito clara do 14-Bis, de Santos Dumont
2 - O uso da estrutura metálica foi fundamental para o design da Casa 14 Bis, especialmente na criação das formas que evocam as asas do avião de Santos Dumont. Quais foram os principais desafios em trabalhar com o sistema em aço para alcançar esse efeito de leveza e inovação?
Sem o uso da estrutura metálica, não teria sido possível elaborar este projeto. Somente o aço traria a leveza e proporção necessária. A maior atenção estrutural veio da conexão, formada pelas paredes na extremidade das varandas, pois elas têm função de travamento das lajes e tiveram que ser estruturadas em concreto armado, pois a estrutura metálica não poderia chegar à extremidade devido aos ângulos, ou seja, a única dificuldade, não veio do aço.
3 - Como a flexibilidade do aço influenciou o design das varandas que parecem flutuar sobre a paisagem e de que forma o metal contribuiu para a integração da casa com a topografia do terreno?
As varandas, não poderiam ter pilares no vão delas, pois acabaria com a proposta do projeto. O aço trouxe a flexibilidade de vãos grandes o suficiente sem ter pilares ou vigas muito aparentes.
4 - A escolha pelo aço permitiu a criação de grandes vãos livres e ambientes amplos sem colunas aparentes. Como essa característica foi explorada para proporcionar espaços funcionais e abertos dentro do projeto?
Trabalhamos com a estrutura de maneira a não interferir e agregar valor ao projeto. Além de contribuírem com grandes vãos e poucos pilares. Usamos algumas colunas metálicas, deslocadas das vigas e esquadrias, para possibilitar a abertura total das esquadrias de vidro da casa, possibilitando um generoso espaço conectando o interno com as varandas.
5 – Que técnicas construtivas e de acabamento foram utilizadas para garantir que a estrutura metálica tivesse um aspecto contínuo e fluido, reforçando o conceito de leveza inspirado nas asas do 14-Bis?
Utilizamos as lajes por cima das vigas metálicas, deixando a estrutura aparente para que a proporção entre viga e beiral pudesse trazer leveza. Pintamos a estrutura da mesma cor que as esquadrias, para formar um conjunto harmônico e utilizamos cobertura impermeabilizada para conseguir atingir a mesma espessura entre as lajes de piso e cobertura, assim criando a proporção desejada do 14-Bis.
6 – Como a estrutura metálica garantiu o uso de grandes painéis de vidro no piso térreo, criando a integração visual com a paisagem e garantindo ao mesmo tempo a resistência estrutural necessária?
A estrutura metálica garantiu um grande vão sem pilares, e o grande plano envidraçado possibilitou enfatiza-lo. O recurso de recuar os pilares da linha das esquadrias, possibilitou que elas corressem livres, garantindo assim que todos os ambientes estivessem voltados para o jardim e pudessem ser abertos como uma grande varanda.
7 – A arquitetura contemporânea muitas vezes busca unir estética e eficiência. Como o design arrojado da Casa 14-Bis, especialmente com suas varandas panorâmicas, contribui para o aproveitamento da iluminação natural e ventilação cruzada nos ambientes internos? E como essas áreas foram planejadas para maximizar as vistas e proporcionar momentos de contemplação?
O próprio conceito primário do projeto era que a casa fosse toda voltada para o jardim, para a mata a frente do terreno e ter duas varandas, uma para o casal e outra social que alcançassem a vista da fazenda possibilitando observar o trajeto da maria fumaça que passa logo ali.
8 – Como o projeto da Casa 14-Bis foi pensado para criar espaços de convivência distintos para o casal e para os convidados, e de que forma o uso da estrutura metálica contribuiu para essa organização funcional dos ambientes?
Foi um dos primeiros aspectos pensados no projeto e que ajudou a levar a ideia do 14-Bis. Pensamos em ter duas alas no superior separadas pela sala da família, que funciona como um ponto de encontro. Os proprietários pediram para pensar em uma casa para trazer filhos e netos, mas que ainda mantivesse a privacidade do casal. Com o uso da estrutura metálica tivemos liberdade para trabalhar com vãos e proporções necessárias para alcançar a forma do 14-bis.
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok