CASA ALPES CANTAREIRA

03/07/2024 | Notícia | ArchDaily

Na altura das árvores

Texto: Naíza Ximenes

Apaixonados por natureza e em busca de um estilo de vida mais saudável, um casal com dois filhos decidiu trocar a agitação da cidade pela tranquilidade da serra. Eles apostaram na cidade de Mairiporã, interior de São Paulo, para construir a Casa Alpes Cantareira, um projeto do escritório Studio Sacchi Arquitetura.

Em um terreno de mais de mil metros quadrados de área, a premissa era garantir a vista da mata circundante. Assim, a equipe de arquitetos criou uma implantação cuidadosa, que tinha como proposta central a criação de uma área de lazer na altura das árvores, proporcionando uma experiência de convivência com a natureza logo no primeiro contato com a casa.

Integração funcional

A residência é formada por uma série de ambientes que se integram de maneira harmoniosa. Logo na entrada, o morador tem acesso à casa através da área social, com cozinha, sala de jantar e sala de estar com lareira inteiramente interligados. A continuidade do espaço ainda o transforma em uma grande varanda para a área gourmet, em uma disposição que facilita a convivência e a recepção de convidados para eventos.

Toda a estrutura externa é formada por grandes portas de vidro de correr, que podem ser totalmente recolhidas e permitem uma integração completa entre os espaços internos e externos. Quando abertas, essas portas ampliam o ambiente, levando a natureza para dentro da casa e promovendo uma ventilação cruzada que contribui para o conforto térmico.

Nas fachadas laterais da casa, os vidros ficam para trás e as portas ganham revestimentos de painéis de madeira ripada – uma estratégia que garante conceito e privacidade. Combinados com o pergolado de concreto, os revestimentos foram pensados para criar uma estética contemporânea e sofisticada, além de inovar na volumetria da construção.

Ainda na área externa, a cobertura verde é outro destaque do projeto, camuflando a construção com a mata ao redor. Além de proporcionar um isolamento térmico natural, essa solução sustentável ajuda a manter a temperatura interna agradável, reduzindo a necessidade de ar-condicionado.

Por fim, o bloco privativo da casa tem início em um grande corredor, onde fica a bancada do home office. O espaço foi projetado com enormes aberturas que contemplam a vista da mata, permitindo que os moradores se sintam sempre conectados com o exterior.

A solução oferece o máximo possível de iluminação natural ao ambiente, ao mesmo tempo que cria uma sensação de amplitude e tranquilidade, ideal para quem trabalha em casa.

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal