Casa FB / Jobim Carlevaro Arquitetos

27/03/2024 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FB foi projetada como um anexo de uma casa já pré-existente da família, servindo como setor de living e suíte master. A partir da demanda por um espaço amplo e inspirado nos receptivos das vinícolas já visitadas pelos proprietários, foi criado um programa com living, adega, Winebar, cozinha de apoio e uma suíte ampla, integrando com as belas vistas da Praia de Taquaras, localizada ao sul da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina.

Do ponto de vista construtivo foi criado uma plataforma em concreto armado aparente no nível do deck existente, combinado com um sistema em madeira de eucalipto engenheirada (MLC), que resulta em uma expressão estética modular própria das decisões estruturais. As colunas metálicas que suportam a estrutura de madeira garantem sua esbeltez, facilitando a permeabilidade visual, e junto com os caixilhos em alumínio completam o conjunto de soluções construtivas juntamente com o piso em tecnocimento.

As divisórias internas, previstas em sistema de steel frame com revestimento em drywall complementam a flexibilidade da casa.

As áreas técnicas e reservatório da casa se encontram no nível subsolo, aproveitando o pé-direito criado a partir da base de concreto que apoia a estrutura de MLC, alinhado com o platô da topografia do local e o deck existente. 

Como posição geográfica próxima de uma mata exuberante e vistas para o mar, permitiu uma solução estrutural que integra arquitetura e natureza criando um âmbito de convívio e contemplação. Sua implantação permite maior incidência solar nas orientações leste, norte e sul. Com as aberturas transparentes garantidas pela massa de vidro e ocupando o vão todo, facilita a maior entrada de luz na área social e de lazer da casa por todos os períodos do ano. Aliado a balanços generosos, quando o sol atinge seu ápice de calor, próximo ao meio-dia, a cobertura protege a casa com sombras. Sua ventilação cruzada, assegurada por aberturas em todas as fachadas no eixos de ventos predominantes da região e por clarabóias nos banheiros, refresca a casa, que é rodeada por mata nativa

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal