Casa Tune / FB+MP Arquitetos Associados

03/04/2024 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Araripe deriva do tupi antigo ararype, que significa no rio das araras. Localizada no Cariri cearense, a Casa Tune brota mais especificamente na Chapada do Araripe, uma região rica, onde possui um importante sítio paleontológico e uma extensa área de floresta nacional protegida, além de suas diversas nascentes de água.

O partido da casa nasceu praticamente com base em dois pontos: as necessidades e anseios dos clientes por uma arquitetura industrial e contemporânea, e as diretrizes ambientais de baixo impacto na érea. O terreno, por sua vez, com um desnível acentuado, nos levou a uma implantação majoritariamente sobre pilotis, tanto para reduzir o impacto de contato com o solo natural, quanto para para livrar a casa de problemas como infiltrações.

Uma das principais premissas ligadas à implantação, além das citadas anteriormente, foi a manutenção da vista da cidade no horizonte, que se comporta de duas formas, através de uma grande praça mirante na cobertura da casa, esta, no nível da calçada; quem chega tem visão livre, o olhar tem palco para contemplação da chapada. A outra forma é pelo enquadramento da vista, do interior da casa.

A Casa Tune, em sua área útil, se distribui num programa unifamiliar básico e enxuto. A piscina é destaque, tem a mesma extensão da casa e também está sobre pilotis, com bordas infinitas. Apesar da casa obedecer uma racionalidade ortogonal, foi criada uma escada helicoidal no centro da área social que, além da função básica, atua como uma escultura de concreto, que transita entre a rigidez formal e a fluidez comportamental, esta, resultado da relação da vegetação que se debruça por entre ela sob a luz zenital.

Quanto à materialidade, se fez presente numa vertente industrial, blocos de concreto nas vedações e perfis metálicos com lajes em concreto na estrutura. O uso foi adotado de forma inteiramente racional, dando lugar aos panos de vidro como meios de integração natural.

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal