16/04/2025 | Notícia | ArchDaily
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova unidade da Escola Verde está localizada no Canal 6, a 50m da orla marítima. Além da proximidade com a praia, a sua posição estratégica do terreno na quadra também nos trouxe elementos importantes para o projeto: trata-se de um espaço vazio entre os edifícios verticais voltado para o mar e uma vila de casas voltadas para o continente. O edifício escolar trabalha, portanto, nessa fronteira de escalas dos vizinhos e busca modos de se relacionar com o canal e com o mar, criando um ambiente único para os alunos e a comunidade local.
O edifício de 4.500m² é dividido em 4 andares: o térreo (elevado de 1,20m para proteger o conjunto das variações dos níveis de água e melhorar a relação deste piso com a vista do canal) é organizado a partir do pátio coberto de chegada que, com pé-direito duplo, atravessa longitudinalmente o edifício e abriga programas mais coletivos de recreação e alimentação. No 1º pavimento encontram-se os espaços administrativos e os dois andares superiores são dedicados a salas de aula, laboratórios e salas de arte, acessados por um amplo espaço de apoio. A cobertura, totalmente livre, serve como uma grande praça descoberta que permite múltiplos usos e se relaciona extensivamente com a vista do entorno, ampliando as possibilidades de atividades ao ar livre.
Para ganhar agilidade na construção, o método construtivo adotado foi o concreto pré-moldado e as vedações com tijolo de solo cimento e caixilhos de alumínio. Tais materiais foram deixados à vista e, assim como as instalações, conferem um caráter didático na sua construção e facilitam sua manutenção. Para proteção solar, foram instalados dois tipos de brise: no térreo temos uma chapa metálica perfurada que marca os espaços mais coletivos; nos pavimentos superiores desenhamos brises horizontais com estrutura metálica e floreiras.
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok