28/11/2024 | Notícia
A nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, no Alto da Boa Vista, em São Paulo, exemplifica o equilíbrio entre arquitetura e ensino, com o sistema construtivo em aço assumindo protagonismo. As estruturas metálicas conferem ao edifício uma leveza visual e robustez funcional, proporcionando grandes vãos e espaços abertos que favorecem a flexibilidade e a versatilidade do ambiente. Projetada pelo escritório Biselli Katchborian, esta obra é uma resposta inovadora à questão: Como criar um espaço educacional que promova simultaneamente a funcionalidade e a estética, alinhando-se às necessidades do ensino moderno?
A resposta começa em torno de uma mangueira centenária, preservada com reverência no centro do lote. Ela não foi apenas resguardada, mas elevou-se a um ponto focal que moldou todo o conceito arquitetônico.
“A mangueira foi o ponto de partida do projeto”, explica o arquiteto Mário Biselli, e é impossível ignorar o poder simbólico dessa árvore. Majestosa e imponente, ela define o traçado do edifício em U e sugere um centro de gravidade emocional, um ponto de encontro natural que comunica segurança e continuidade.
O sistema em aço desempenha um papel surpreendente. Ele foi escolhido, por sua capacidade de vencer grandes vãos e também pela sua leveza estrutural, durabilidade e eficiência em termos de construção. “A estrutura metálica permite grandes aberturas e balanços”, destaca Biselli, ressaltando como o aço, ao contrário de dominar o espaço, o libera.
“A leveza do sistema permite que os espaços internos fluam de maneira contínua e sem interrupções visuais, garantindo ambientes de geometria aberta, prontos para serem adaptados de acordo com as necessidades dos estudantes e professores”, analisa o arquiteto.
A ausência de pilares no térreo amplia a sensação de fluidez, de liberdade, algo que seria difícil de conseguir com outros materiais. O aço, com sua alta resistência à tração e flexibilidade, possibilita essa liberdade arquitetônica. Além disso, a velocidade de montagem proporcionada pelo uso de estruturas metálicas permitiu que a obra fosse executada com mais eficiência, reduzindo o impacto ambiental durante o processo construtivo, de acordo com Mário Biselli.
O sistema construtivo em aço também se destaca por sua durabilidade e baixa manutenção, ainda segundo o arquiteto, características que garantem a longevidade da construção e minimizam o desgaste ao longo dos anos.
Na nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, a arquitetura se dissolve ao invés de se impor. Embora o aço seja frequentemente celebrado como um triunfo tecnológico em projetos modernos, neste caso, ele atua de maneira silenciosa e quase discreta, criando uma moldura que permite que a verdadeira protagonista — a natureza — brilhe.
Se o sistema em aço é o esqueleto que mantém o edifício em pé, a madeira é a pele que lhe dá calor. Biselli menciona a “beleza dos padrões e ritmos da natureza”, algo que é particularmente visível nas superfícies de madeira engenheirada que protegem o pátio interno. Ela funciona como uma conexão sensorial e simbólica com a Pedagogia Waldorf, que valoriza o trabalho manual e o contato com o natural.
“As superfícies de fechamento são, por excelência, nossa menção à natureza”, diz o arquiteto, e essa reverência pelo meio ambiente é palpável em cada detalhe, desde os brises que controlam a luz solar até os móveis integrados ao edifício.
O terraço descoberto no segundo pavimento desempenha um papel semelhante. É uma área onde a comunidade acadêmica pode se reunir, descansar e se reconectar com o entorno.
“Um projeto sustentável é reflexo da boa arquitetura,” comenta Biselli, e é essa sustentabilidade, pensada não apenas em termos de eficiência energética, mas como uma integração sensível com o contexto ambiental, que torna o projeto tão relevante. O uso do aço, além de oferecer liberdade estrutural, tem sua contribuição para a sustentabilidade. As estruturas metálicas podem ser recicladas e reutilizadas, o que reduz o impacto ambiental em longo prazo.
O aço e a madeira, a flexibilidade dos espaços, a preservação da natureza — tudo isso remete a um diálogo mais amplo sobre a relação entre o homem e o ambiente. A Pedagogia Waldorf, com seu foco na educação integral e no desenvolvimento humano, encontra na arquitetura dessa sede uma tradução física e palpável de seus valores.
A arquitetura deve ser sensível ao contexto em que se insere”, observa Biselli, e é essa sensibilidade que transforma a nova sede da Faculdade Rudolf Steiner em muito mais do que um simples edifício. Ela se torna um símbolo de como podemos, através do design, criar espaços que não apenas servem às suas funções práticas, mas que também refletem e reforçam as ideias e ideais que abraçam.
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