Hospital cilíndrico com vista para o mar

30/04/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 58

A cidade de Salvador, na Bahia, terá o maior hospital da Região Nordeste: o Mater Dei, que será concluído em 2022. Utilizando cerca de três mil toneladas de aço, com formato cilíndrico, o incrível projeto é assinado pelo experiente arquiteto e urbanista, Siegbert Zanettini, do escritório Zanettini Arquitetos. Serão 61.562 m² de área construída, distribuída em 24 pavimentos, mais heliponto. 

O hospital contará com 369 leitos, sendo 40 CTI Adulto e 40 UTI Pediátrica, 21 Salas Cirúrgicas/Obstétricas, Medicina Diagnóstica, Pronto Socorro Adulto e Infantil, Oncologia e mais de 740 vagas de estacionamento. 

“Neste projeto, a criatividade, a ciência, a tecnologia e a arte se unem para auxiliar na busca de novos caminhos da saúde do homem, ao procurar dar integradamente luz, ar, e calor aos espaços, com soluções e novas tecnologias de uma forma holística e sistêmica”, avalia Siegbert Zanettini.


O sistema construtivo em aço é fundamental nesse audacioso projeto. “As obras tiveram o lançamento da pedra fundamental em 13 de agosto de 2019 e as inaugurações estão previstas no decorrer de 2022”, explica o arquiteto. “Somente a construção totalmente industrializada dos dois edifícios, o hospital e o centro médico, possibilitaria as suas utilizações nos prazos programados”. 

A estrutura, toda montada em uma fábrica na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e transportada em carretas de 12 metros para Salvador, foi produzida em quatro meses, com a montagem completa prevista em cerca de oito meses – ao mesmo tempo que a execução das lajes em steel deck. 
O sistema construtivo em aço ajuda na agilidade. “Dependendo do planejamento integrado de todas as disciplinas que compõem o projeto global do empreendimento, a redução utilizando estrutura metálica pode resultar em 1/4, 1/3 ou mesmo a metade do tempo”, garante o arquiteto.

Houve até mesmo a realização de ensaio em túnel de vento, com o objetivo de entender melhor o comportamento da estrutura, devido ao conceito radioconcêntrico do edifício. Afinal, o Mater Dei Salvador é cilíndrico. 

“O formato não foi acidental e resultou da junção equilibrada de condicionantes culturais, ambientais, funcionais e conceituais”, explica Siegbert. “A própria forma do terreno, resultante do encontro em arco de duas avenidas, foi a primeira condicionante da acomodação da forma do edifício ao seu entorno principal”. 
O solo formado por uma única rocha, ainda segundo o arquiteto, tornou proibitiva a solução de estacionamentos subterrâneos, que passaram a ocupar sete pavimentos intermediários do edifício, com todas as rampas de acesso e saída situadas no miolo central. 

A forma cilíndrica também garante ao edifício o posicionamento ideal para oferecer a melhor vista possível, que vai do Farol da Barra à Itapuã, cartões postais de Salvador.  “Isso possibilitou que praticamente todas as alas com ocupação principal de pacientes tivessem os ambientes voltados para o exterior ou ao miolo ventilado”, conta Siegbert Zanettini.

O uso do sistema construtivo em aço também trouxe ganhos em termos de sustentabilidade, de acordo com o arquiteto. “A visão eco-eficiente coloca a preservação do meio ambiente como estrutural, com produção e montagem industrializada limpa e segura, com atendimento às condições de orientação solar, ventilação e iluminação naturais e marcante visibilidade do entorno”

Outras vantagens da escolha pela estrutura metálica especificamente nessa obra, além dos benefícios em termos de sustentabilidade e ganho de tempo, foram dar forma à arquitetura diferenciada, com uma estrutura mais esbelta; a redução do número de colaboradores e entulhos no canteiro; e também melhor precisão em relação à geometria proposta.

Um Centro Médico, a 90 metros do Hospital, integra um conceito muito moderno, contando com 9.720 m² de área construída, 19 pavimentos, Centro de Convenções, 91 vagas de estacionamento, com 62 consultórios e áreas administrativas e de apoio ao Mater Dei Salvador.

Por que o sistema construtivo em aço foi escolhido?

Foram vários os motivos que direcionaram o sistema construtivo em aço para o projeto do Hospital Mater Dei, em Salvador, segundo o arquiteto Siegbert Zanettini:

Compromisso da Diretoria do Hospital com o Governo de Salvador de entregar do Hospital e o Centro Médico até meados de 2022;

Elaboração de um estudo profundo sobre o regime de ventos para a construção do Edifício do Hospital, que terá 100 metros de altura;

Velocidade que vem sendo dada a produção e a montagem das estruturas do bloco circular do Hospital e do edifício do Centro Médico, com entregas programadas para o 1° e 2° semestres de 2021;

Ausência de espaço para um canteiro tradicional, pois a estrutura está sendo montada na sequência das entregas parciais da fábrica;

Limpeza necessária para um sistema de montagem programado, objetivando o local da obra e de toda a vizinhança, dispensando a cobertura com telas de proteção de pó e resíduos;

Atendimento programado das entregas da estrutura portante, das lajes “steel deck”, das divisórias “drywall”, das entradas concomitantes de todos os sistemas de energia elétrica, hidráulica, ar-condicionado, gás, oxigênio, proteção de incêndio, além de todo o envoltório de fechamento em painéis unitizados de ACM e vidro, com a continuidade aos acabamentos de pisos, paredes e forros.

 

Ficha técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica / Projeto Estrutura de Aço: Fabricação e montagem Codeme Engenharia
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Zanettini Arquitetura / Siegbert Zanettini
Execução da Obra: Engenheiro Marcos Senra
Área Construída: 61.562,20 m2 e Centro Médico - 9.720 m2
Volume de Aço Empregado: 2.800 toneladas
Conclusão da Obra: 2022
Local: Salvador, BA

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal