LAPI Fase 2

24/07/2025 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de inaugurar sua primeira fase como um marco na requalificação urbana do Largo da Batata, o LAPI avança com sua segunda etapa, consolidando-se como um polo dinâmico de cultura, gastronomia e comércio em Pinheiros. Assinado pelo Superlimão, com masterplan do Spol e desenvolvido pela Jacarandá Capital, o projeto expande a proposta inicial ao integrar novas áreas comerciais e aprimorar a relação entre as quadras, promovendo um fluxo contínuo de pessoas e experiências. Na fase 2, a abordagem segue o conceito de ocupação aberta e conectada, respeitando a identidade local e reforçando a vocação do bairro para encontros e experiências ao ar livre.

Nesta etapa, as vitrines comerciais voltadas para a quadra ganham ainda mais força, criando uma dinâmica urbana mais vibrante. Posicionadas de forma estratégica, elas reforçam a relação do empreendimento com o espaço público, ativando as circulações e ampliando as possibilidades de uso para quem vive e frequenta a região. Ao abrir espaços e permitir maior permeabilidade entre os lotes, o projeto intensifica a fruição do público e ressignifica os espaços, potencializando a conexão entre interior e exterior.

Fruição ampliada e ressignificação dos espaços. A proposta do LAPI sempre foi conectar os lotes de maneira fluida, incentivando a circulação entre os espaços e promovendo um ambiente de convivência que valoriza a relação entre cidade e pessoas. Na Fase 2, essa abordagem ganha novas camadas de interação, apesar de ter mantido ao máximo as estruturas existentes.

Antes ocupada por galpões comerciais dispostos lado a lado, a área passou por um processo de abertura e reestruturação espacial. Ao demolir construções irregulares e criar percursos internos, a intervenção gerou novos vazios urbanos qualificados, permitindo que a luz, a ventilação e a movimentação das pessoas desenhassem um novo dinamismo para o local. A acessibilidade integral do projeto, aliada ao paisagismo de plantas nativas, mobiliário urbano e materiais reaproveitados, fortalece essa experiência fluida e convidativa.

Transformação de dentro para fora. A nova configuração das vitrines não apenas amplia a relação do comércio com o público, mas também contribui para a revitalização da região sem descaracterizá-la. A proposta do LAPI se estrutura a partir da coexistência de diferentes usos e perfis de frequentadores. O projeto permite que o Largo da Batata continue sendo um espaço de encontro acessível, qualificado com novos fluxos e atividades.

Mantendo a identidade visual da primeira fase – com continuidade nos pisos, bancos, paleta de cores e sinalização –, a segunda fase respeita a essência do projeto original, ao mesmo tempo em que expande suas possibilidades. Com a evolução do masterplan, o LAPI reafirma seu compromisso com uma ocupação urbana que resgata histórias, conecta territórios e potencializa experiências autênticas no coração de Pinheiros. 

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal