Refúgio Deca

23/10/2024 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura curitibano Arquitetare, por Elaine Zanon e Claudia Machado, com uma trajetória de mais de 37 anos, participa pela nona vez da CASACOR PR, agora, com o projeto Refúgio Deca | Sua pausa para reconexão. Com uma área de aproximadamente 100m², o maior desafio foi criar um espaço que encoraje os visitantes a buscar o autoconhecimento e a conexão com sua própria essência. “O Refúgio Deca é um refúgio da rotina frenética do cotidiano, um local para se desconectar do mundo e olhar para dentro de si mesmo”, analisa Claudia Machado.

O Refúgio Deca se destaca como um espaço urbano todo de vidro, que integra a natureza existente com a água, proporcionando uma fonte de bem-estar e serenidade. Inspirado por elementos de culturas milenares, o ambiente foi concebido para convidar à pausa e à presença, promovendo conexões reais, tanto pessoais quanto com o meio ambiente. Ao explorar o entorno, o projeto promove uma reconexão com a ancestralidade e uma imersão profunda na experiência.

O ambiente foi projetado para transcender os limites físicos, instigando uma sensação de mistério e convidando os visitantes a contemplarem o ambiente circundante. A arquitetura explora os sentidos sonoros e visuais, criando uma experiência sensorial completa que envolve os visitantes em tranquilidade e relaxamento.

“Procuramos criar espaços nos quais cada detalhe é pensado para encorajar a consciência do momento. Das áreas de descanso serenas aos espaços ao ar livre, procuramos oferecer oportunidades para que as pessoas possam se colocar em primeiro, desconectar-se das preocupações e, simplesmente, estar presentes no agora”, continua a designer.

Materiais como mármore travertino extra, estrutura metálica preta e vidro extra clear (pela Montrelux), além dos produtos Deca em exposição, se destacam. O projeto luminotécnico, pensado para transmitir relaxamento e acolhimento, utiliza luz quente de 2700K no interior e um tom mais claro no jardim exterior, para valorizar a natureza. Além da luz suave, aromaterapia e sons que inspiram tranquilidade também fazem parte da composição.

Predominam tons neutros, com uma estrutura metálica preta e transparência do vidro, destacando a natureza. “O ambiente é uma expressão de calmaria e serenidade, harmonizando louças e metais com pedras naturais, criando uma atmosfera serena e acolhedora integrada com a vista natural”, detalha Elaine.

No mobiliário,o destaque está na Poltrona Fita de Guilherme Wentz, sinônimo de conforto e design, e a Poltrona Pedra, que além de estar relacionada ao conceito das pedras do espaço, proporciona uma proposta mais fluida, remetendo a estética de seixos mais despojados.

Para além da estética, o projeto incorpora um forte compromisso com a sustentabilidade, refletido em soluções integradas ao design, como construção modular reaproveitável (pela Engevita), materiais de alto desempenho térmico e um sistema de reaproveitamento de água.

Entre os parceiros renomados do projeto, estão Montrelux, Engevita, NPK Mármores, Lupion Paisagismo, G.Baraldi, GranParaná Mármores e Granitos, Maestrelli Mobili, Spot Lighting, Euro Audio, Momenttum, M.Decor, Tempo de Viver, Ôda Design, Trussardi, Central das Lareiras/Artfire, Mara Piscinas, Botteh Tapetes, Impermix, Organne Vasos Decor, Deca/Dexco e AR Almeida Soluções.

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal