03/09/2025 | Notícia
Implantada no ponto mais alto do condomínio Terras de São José II, em Itu (SP), a Residência MSA é um manifesto contemporâneo da arquitetura residencial em aço. Projetada pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos Elias de Souza e Alexandre Ferraz, a casa transforma um terreno de topografia acentuada em gesto arquitetônico preciso - onde leveza estrutural, elegância formal e eficiência ambiental se articulam em equilíbrio.
O uso da estrutura metálica foi fundamental desde os primeiros esboços. “A topografia em aclive do terreno não foi encarada como obstáculo, mas como oportunidade para integrar a residência à paisagem, com maior privacidade e conforto térmico”, explica Elias de Souza.
A configuração em “U”, distribuída em diferentes níveis, acomoda um programa extenso com racionalidade e abre todos os ambientes sociais e íntimos principais para o vale. “A estrutura em aço permitiu uma planta livre, com poucos pilares e grandes vãos, emoldurando a paisagem em cada ambiente”, completa Alexandre Ferraz.
A leveza visual da arquitetura é sustentada por uma engenharia precisa: marquises delgadas, painéis envidraçados, escadas escultóricas e volumes em balanço são possíveis graças ao uso do aço como elemento técnico e expressivo.
“A estrutura metálica assume um protagonismo silencioso: garante estabilidade e precisão, mas se revela com sutileza, permitindo que os elementos arquitetônicos se imponham com esbeltez”, destacam os arquitetos. Um exemplo é a caixa de circulação vertical toda envidraçada no fundo do pátio central, rodeada por um jardim interno, conectando visualmente o interior ao verde do entorno.
A fluidez entre os espaços de celebração e recolhimento é um dos trunfos do projeto. Enquanto a área social se integra à piscina com cortina d’água e ao anexo para eventos, o bloco da suíte do filho, independente, preserva a intimidade e ainda recebe uma varanda com ofurô sobre o volume da sauna. “Essa liberdade só é possível com a estrutura metálica, que nos permitiu zonas de maior abertura e outras mais introspectivas, sem rupturas formais”, explica Alexandre Ferraz.
A fachada envidraçada de grandes dimensões se impõe como manifesto. Composta por painéis de vidro sustentados por perfis metálicos esbeltos, ela busca uma conexão radical com o vale. “Foi um desafio garantir estabilidade frente aos ventos da região e manter o controle térmico sem interferência visual. Criamos perfis desenhados especialmente para sustentar a pele de vidro com rigidez e leveza”, conta Elias de Souza.
O sistema industrializado em aço trouxe vantagens construtivas decisivas. Com fabricação fora do canteiro e montagem precisa, a obra foi executada com agilidade e mínimo desperdício. “A precisão dos encaixes garantiu fidelidade entre projeto e execução”, relata Alexandre Ferraz. Balanços, volumes suspensos e elementos de espessura reduzida foram viabilizados com eficiência e qualidade estética.
No campo ambiental, a estrutura em aço teve papel estratégico. Permitiu elevação parcial da residência em relação ao solo, favorecendo ventilação natural sob o piso e contribuindo para o conforto térmico passivo. A combinação de sombreamento, ventilação cruzada e implantação elevada reduz a dependência de sistemas artificiais e potencializa o desempenho térmico.
Mais do que cenário, a paisagem se torna protagonista do desenho. “O sistema construtivo em aço valoriza a horizontalidade e prolonga visualmente a fachada, criando um contraponto aos volumes mais pesados”, observa Elias de Souza. A integração entre estrutura, arquitetura e paisagismo estabelece uma harmonia visual e sensível com o entorno natural.
Para os dois arquitetos, a Residência MSA é um caminho possível - e necessário - para o futuro da arquitetura residencial de alta complexidade no Brasil. Em resposta às novas dinâmicas familiares e aos desafios ambientais e construtivos contemporâneos, a casa alia inovação técnica, fluidez espacial e sensibilidade climática. “Ela celebra o ato de habitar como uma experiência sensorial, afetiva e relacional - onde silêncio e convívio coexistem em harmonia”, conclui Alexandre Ferraz.
Residência MSA
> Projeto Arquitetônico/ Arquiteto Responsável: Raiz Arquitetura / Elias
de Souza e Alexandre Ferraz
> Fabricante da Estrutura
em Aço: Santa Clara
Estrutura Metálica
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura
em Aço: Engas
Engenharia Estrutural
> Execução da Obra:
Olegário Construções
> Área Construída: 1.320,27 M²
> Volume de Aço Empregado:
23,9 Toneladas
> Conclusão da Obra: 2022
> Local: Itu, SP
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok