20/12/2024 | Notícia | ArchDaily
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos convidados a projetar esta casa no interior do estado de São Paulo, ficamos impressionados com a beleza do paisagismo e da vista que envolvia a antiga residência da família. No entanto, a construção existente não atendia mais às suas necessidades e não havia razões para mantê-la. Decidimos preservar o muro de pedra que delimitava o platô principal e o perfil topográfico do terreno, elementos significativos da propriedade. Dessa forma, mantivemos também o belíssimo paisagismo, composto por um parque arbóreo denso e variado, resultado de décadas de cultivo e cuidado.
O projeto se organiza em torno da área de estar central com pé-direito duplo, localizada no platô mais alto, delimitado pelo muro de pedra. As demais áreas de vivência estão integradas a essa área central, com destaque para a varanda com vista para o vale, a cozinha aberta e o terraço coberto junto à piscina. Dois quartos de hóspedes, localizados junto à entrada, completam o pavimento térreo.
O volume principal da casa foi resolvido por um grid estrutural de madeira laminada colada (MLC), que se apoia em torno da área de estar central e lança balanços ao norte e ao sul, criando os suportes para os dormitórios, o escritório e os terraços suspensos, com vista privilegiada para o vale. Uma ampla cobertura translúcida de policarbonato alveolar, apoiada em perfis metálicos leves, protege a casa do excesso de sol, enquanto permite a entrada de luz natural, especialmente na área central, iluminada por uma ampla claraboia.
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok