Atenção

Fechar
Processando...

O Concurso

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) tem a honra de anunciar o lançamento do 1° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2018.

O concurso tem abrangência nacional e é direcionado para estudantes de engenharia civil com suporte de um professor orientador.

Os estudantes são desafiados a uma competição que complementa sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de passarelas modulares de aço ou mista de aço e concreto, envolvendo também aspectos da fabricação e do transporte.

O júri avaliará, especialmente, o correto e apropriado uso do aço, tanto nos aspectos estruturais e estéticos, como nos aspectos construtivos de fabricação, transporte e montagem.

A equipe vencedora do “1° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2018”, além dos prêmios previstos neste concurso, terá a isenção do pagamento da taxa de inscrição, para os alunos e o professor orientador, no próximo CONSTRUMETAL 2019 (8º Congresso Latino-Americano da Construção Metálica), que será realizado de 13 a 15 de fevereiro de 2019, na cidade de São Paulo.

A exclusivo critério do CBCA, o projeto vencedor poderá ser executado, tornandose realidade a construção da passarela projetada pela equipe vencedora, a quem serão atribuídos os respectivos créditos edireitos autorais morais.

Objetivos do concurso

OBJETIVO PRINCIPAL

O “1° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2018” tem como objetivo principal aumentar o entendimento das questões da engenharia, tais como: restrições espaciais, propriedades do material aço, solicitações, fabricação, montagem, segurança, estética, gerenciamento e custos.

O sucesso da competição exige a aplicação dos princípios da engenharia, teoria e prática, e os futuros engenheiros são estimulados a inovar e a usar o aço estrutural eficientemente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apoiar o desenvolvimento da engenharia civil, através das disciplinas de estruturas metálicas e pontes, fundamental para o futuro da infraestrutura do país.
  • Promover o trabalho em equipe de professores e alunos, conjugando o acadêmico e o profissional, investigando e projetando sobre o tema do concurso.
  • Promover o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos de pontes e passarelas, incentivar a investigação em torno do seu enorme potencial, suas tecnologias e aplicações.
  • Estimular o trabalho criativo dos alunos, que através da orientação dos seus professores poderão levar as pontes e passarelas de aço e mistas de aço e concreto ao limite de suas possibilidades.
  • Promover o vínculo de professores e alunos com o CBCA.
Bases técnicas e administrativas