Atenção

Fechar
Processando...

O Concurso

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) tem a honra de anunciar o lançamento do 2° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2020.

O concurso tem abrangência nacional e é direcionado para estudantes de engenharia civil com suporte de um professor orientador.

Os estudantes são desafiados a uma competição que complementa sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de uma ponte rodoviária de aço ou mista de aço e concreto.

O júri avaliará, especialmente, o correto e apropriado uso do aço, tanto nos aspectos estruturais e estéticos, como nos aspectos construtivos de fabricação, transporte e montagem.

A equipe vencedora do “2° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2020”, além dos prêmios previstos neste concurso, participará do 23° Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE 2020), importante evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

A exclusivo critério do CBCA, o projeto vencedor poderá ser executado, tornando-se realidade a construção da passarela projetada pela equipe vencedora, a quem serão atribuídos os respectivos créditos e direitos autorais morais.

Objetivos do concurso

OBJETIVO PRINCIPAL

O 2° CONCURSO CBCA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA 2020 tem como objetivo principal aumentar o entendimento das questões da engenharia, tais como: restrições espaciais, propriedades do aço, fabricação de estruturas de aço, montagem de pontes de aço, segurança, estética de pontes, gerenciamento e custos.

O sucesso da competição exige a aplicação dos princípios da engenharia, teoria e prática, e os futuros engenheiros são estimulados a inovar e a usar o aço estrutural eficientemente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apoiar o desenvolvimento da engenharia civil, através das disciplinas de estruturas metálicas e pontes, fundamental para o futuro da infraestrutura do país.
  • Promover o trabalho em equipe de professores e alunos, conjugando o acadêmico e o profissional, investigando e projetando sobre o tema do concurso.
  • Promover o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos de pontes, incentivando a investigação em torno do seu potencial, suas tecnologias e aplicações.
  • Estimular o trabalho criativo dos alunos, que através da orientação dos seus professores poderão levar as estruturas das pontes de aço e mistas de aço e concreto ao limite de suas possibilidades, baseados no conhecimento das propriedades do aço.
Bases técnicas e administrativas