Arquitetura & Aço nº 44 - Centros de Distribuição e Logística

Revista virtual

Os casos que selecionamos para esta edição de A&A exploram diferentes soluções de projeto. Contudo, um aspecto merece destaque: a adoção generalizada do aço para realizar as estruturas das coberturas dos galpões, em um claro reconhecimento dos profissionais quanto aos benefícios obtidos com a redução da carga estrutural e agilidade na montagem destas coberturas.

Em alguns casos, como no centro logístico da rede de farmácias Pague Menos, na distribuidora Atende ou no enorme condomínio GLP Guarulhos, o aço foi adotado para todas as estruturas das edificações, além de aparecer nas coberturas e fechamentos. Em outros, como no empreendimento da Prologis, a opção foi por uma estrutura híbrida, com pilares em aço e em concreto atuando em conjunto para sustentar a cobertura em aço. São muitas as soluções interessantes, como na Mahle, nos Correios, ou ainda, no engenhoso sistema autoportante adotado no centro de distribuição da Adimax. Para conhecer mais sobre as demandas específicas e tendências nos projetos dessa tipologia, entrevistamos o arquiteto Alcindo Dell’Agnese, com larga experiência no  segmento. Do exterior, trazemos um projeto premiado pelo design inovador, realizado para a empresa americana Dollar General.

Os casos apresentados e, especialmente, a grande quantidade de projetos em execução em todas as regiões do país, nos revelam um segmento bastante dinâmico, com um amplo campo de oportunidades para a construção em aço. 

Buscar edição:

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal